O medicamento deverá ser armazenado na geladeira de 2 a 8°C. Ao recebê-lo retirá-lo da embalagem de isopor e colocá-lo na segunda prateleira da geladeira de cima para baixo, nunca na porta ou no freezer. Caso precise transportar o medicamento, coloque-o novamente na embalagem de isopor com as placas de gelo que o acompanham (as placas de gelo devem ser previamente congeladas).
Contraindicação:
Erfandel é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade conhecida ao erdafitinibe ou a qualquer um dos excipientes da fórmula. Seu uso também não é indicado para crianças ou adolescentes, pois a segurança e eficácia nessa população não foram estabelecidas.
Mecanismo de Ação:
Erdafitinibe é um inibidor oral altamente seletivo e potente da tirosina quinase da família FGFR (1, 2, 3 e 4). Ele bloqueia a atividade anormal dessas proteínas, que impulsionam o crescimento descontrolado de células tumorais em pacientes com alterações genéticas específicas. A atividade antitumoral foi demonstrada em modelos celulares e animais com tumores dirigidos por FGFR, incluindo o câncer de bexiga.
Composição:
Cada comprimido revestido de Erfandel® 5 mg contém:
-
Erdafitinibe 5 mg
Excipientes: manitol, celulose microcristalina, meglumina, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, álcool polivinílico, dióxido de titânio, talco, monocaprilocaprato de glicerila, laurilsulfato de sódio, óxidos de ferro amarelo, vermelho e preto (corantes).
Classe Terapêutica:
Outros antineoplásicos — Inibidores da proteína quinase
Apresentação:
-
Frasco com 28 comprimidos revestidos de 5 mg
-
Uso oral
-
Uso adulto
Como Usar:
A dose inicial recomendada de Erfandel® é de 8 mg por dia (dois comprimidos de 4 mg), administrados por via oral, uma vez ao dia. A dose poderá ser ajustada pelo médico após cerca de 14 dias, com base no exame de fosfato sérico e em possíveis efeitos adversos.
-
Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros, com ou sem alimentos.
-
Tente tomar sempre no mesmo horário.
-
Caso vomite, não tome outro comprimido. Continue com a dose regular no dia seguinte.
-
Não parta, mastigue ou abra os comprimidos.
Importante: Siga rigorosamente a prescrição médica quanto à dose, horário e duração do tratamento. Não interrompa o uso por conta própria.
Antes de iniciar o uso de Erfandel, é necessário que o profissional de saúde realize um teste genético para detectar a presença da mutação no gene FGFR, condição indispensável para o uso seguro e eficaz do medicamento.
Como Funciona:
Erfandel inibe seletivamente os receptores FGFR alterados geneticamente em certos tumores uroteliais, bloqueando a sinalização celular que promove o crescimento e a multiplicação descontrolada das células do câncer. Dessa forma, contribui para a redução do tumor ou controle da doença, especialmente em casos resistentes à quimioterapia convencional.
Precauções:
-
Antes do uso, é obrigatório o teste para detecção de mutações no gene FGFR.
-
Informe ao médico sobre qualquer sintoma incomum, incluindo alterações visuais, dor ocular, pele seca, rachaduras nos lábios ou unhas quebradiças.
-
Pode causar alterações nos níveis de fosfato no sangue, sendo necessário monitoramento laboratorial.
-
Pacientes com insuficiência hepática ou renal devem ser avaliados com cautela.
-
Evite o uso de lentes de contato caso ocorram reações oculares.
-
Informe todos os medicamentos em uso, pois há risco de interações.
Por que comprar no SAR Medicamentos Especiais?
São mais de 38 anos de experiência no fornecimento de medicamentos especiais e de alta complexidade no mercado Brasileiro, com um atendimento com farmacêuticos especializados. Em nosso site a compra é facilitada com parcelamento e suporte personalizado, além de ser um sistema 100% seguro. No Sar as entregas são realizada com segurança, discrição e controle de temperatura, garantindo a qualidade e eexcelencia.